sábado, 29 de março de 2008

Preconceito sexual


Homossexuais e bisexuais são muito agredidos moralmente e até fisicamente só por não serem "iguais". É uma triste realidade, tanto que vários escondem sua preferência sexual.
Os vários ataques contra gays e lésbicas ocorridos recentemente no país demonstram a pequena liberdade afetiva-sexual, tanto social e politicamente como institucionalmente de que desfrutam os brasileiros. Infelizmente o quadro geral é de grande preconceito em relação às variadas expressões sexuais não dominantes (homossexualidade, bissexualidade e transsexualismo etc). Trata-se de uma clara expressão da opressão e da pouca liberdade. O preconceito é o maior vilão da não integração destes grupos, tanto gays quanto lésbicas, à sociedade. Ele impede a normalidade da vida destas pessoas, fazendo com que estas se sintam culpadas de terem este comportamento sexual, que na verdade pertence somente a cada uma delas independente da qualquer outro comportamento ditado pela sociedade como sendo normal.
O caminho para a aceitação normal da homossexualidade ainda é muito longo e, como toda forma de racismo envolve muitas lutas e esta também não é diferente. Temos a esperança desta luta progredir juntamente com a crença de que as próprias pessoas que são homossexuais primeiro se aceitem, antes de se fazerem ser aceitas.
Um ser humano constitui a soma de todas as escolhas que ele faz e, é essencial que ele assuma o comando destas escolhas. Não podemos permitir que uma escolha sexual diferente da considerada normal pela sociedade, possa inviabilizar a vida produtiva dos seres humanos que são homossexuais.

Nenhum comentário: